Páginas

terça-feira, 5 de abril de 2011

O VERDADEIRO OBJETIVO DAS UPP'S.

Ao implantar as Unidades Pacificadoras, as UPPs, o Governo do Estado do Rio de Janeiro tinha como proposta acabar com o domínio territorial de grupos criminosos e também levar melhorias para essas comunidades.


Bem, é notório que o verdadeiro objetivo da implantação das UPPs é a segurança, manter esses locais, antes sob o domínio de grupos criminosos, agora sob domínio do Estado. Contudo, a proposta de levar melhorias para essas comunidades não esta sendo levada tão a sério.

Nas últimas semanas a mídia noticiou que policias de diferentes Unidades Pacificadoras foram afastados de suas funções em razão de apresentarem desvio de conduta.

Sabemos que a politica de formação de policias, como saúde e educação, nunca foi alvo da atenção dos últimos governantes do Estado do Rio de Janeiro, mas a má formação desses novos policiais, que estão sendo encaminhados para as UPPs, é praticamente um “tiro no pé”, pois dessa forma, sendo representados por policiais sem uma boa formação, o Estado não terá ferramentas para ter a confiança e o respeito das pessoas que vivem nessas localidades.


As melhorias, mencionadas também como um dos objetivos das UPPs, parece que estão longe de serem implantadas. A grande maioria dos moradores das áreas “pacificadas” não possuem água, esgoto, saúde ou educação, e quando tem, ainda é tudo de péssima qualidade.

Em algumas localidades o Estado até fez algumas poucas melhorias, como reforma de quadras, instalação de cinema e teleférico, mas na verdade, as reais necessidades dos moradores dessas localidades são necessidades básicas, como saúde, educação, segurança e também a legalidade de suas residências, lógico, estando o imóvel de acordo com as normas de construção civil e segurança.

Como se não bastasse, em boa parte das comunidades onde as UPPs foram instaladas, ainda existem muitos moradores vivendo em áreas de risco, que também devem ser remanejados para áreas seguras.


Diante disso, fica bem claro o real objetivo do Estado com relação às UPPs. O mais importante é manter as comunidades ao redor da zona sul e dos pontos turísticos mais vigiadas. Se é interesse do Estado dar uma vida mais digna aos moradores dessas comunidades, por que as primeiras unidades instaladas ainda não receberam nenhuma melhoria efetiva com relação às necessidades básicas desses moradores? Será que o Estado só quer vigiar, e não inserir, efetivamente, esse cidadão na sociedade?

No momento, parece que o mais importante para Estado é vigiar essas localidades, e não acabar realmente com o domínio do tráfico, pois os bandidos, cada vez mais, estão fugindo para áreas mais distantes, ou seja, estão se reagrupando em outros bairros e regiões, distantes da zona sul e de locais específicos escolhidos pelo Estado.
Será que esse não é o real objetivo do estado?

Nenhum comentário:

Postar um comentário